O Megafone do Pacheco

Um mundo visto por um adolescente.

Thursday, October 26, 2006

51ª Divulgação - Reformas "certeiras"

Desculpem lá a pausa, entrei na Universidade e o fascínio apoderou-se um bocado do meu tempo. No entanto, pretendo voltar a escrever regularmente!

Isto das reformas já me começa a irritar.
Andava eu no 10º ano, e, cansados do programa antigo, o ministério resolve impôr uma nova reforma a nível de secundário, o que deixava os alunos desse 10º ano sem bases para o restante secundário.
"Tudo bem, até pode ser que seja mais fácil."

Nada disso. Não só a reforma foi uma autêntica renovação da matéria, sendo a partir dessa altura leccionadas matérias que nunca tinham sido testadas, mas também fomos as cobaias do nosso adorado ministério da Educação.

Acabado o 10º ano, ficamos a saber que as expectativas não foram correspondidas, e o Ministério resolve impôr nova reforma, sendo esta a reforma que vigora neste momento, fazendo dos nascidos em 88 os mártires do ensino.

A justiça urgia. Mas para piorar a situação, acabado o 12º ano, chegam os temidos exames. Ao contrário de todos os outros alunos do mundo, e de todos os anos, os nascidos em 88 não têm tal coisa como "exame de prova" nem tão pouco exames semelhantes de anos passados. Porquê? Porque tudo estava mudado.
Um pouco como um paraquedista, sem páraquedas.

Acabada a 1ª fase de exames, o Ministério apercebeu-se da grande bronca que foi esta nova reforma, pelas médias nacionais dos exames de Química e Física que nem a 7 chegavam (e pelos outros que também andavam pelas negativas ou positivas fraquíssimas).

Mas o Ministério, resolve beneficiar os alunos que tinham tido negativa no 1º exame, deixando-os repetir o exame na 2ª fase, podendo este contar para a 1ª fase de candidatura na mesma. Generosos?
Nem por isso.

Esqueceram-se dos alunos que tinham tido positiva, porque se esforçaram por isso, obrigando-os a repetir o exame, pelo medo de com isto a média subir.

Esqueceram-se dos alunos que preferiram deixar o exame para a 2ª fase para terem mais tempo para estudar, valorizando assim os alunos que preferiram fazer na 1ª fase.

E por fim esqueceram-se dos alunos dos outros agrupamentos, que se viram exactamente na mesma situação, mas em disciplinas diferentes, e que acabaram por ter de recorrer à 2ª fase de candidatura, tendo muitos deles nem sequer entrado.

Dito isto, chegamos à universidade (os que chegaram) e deparamos-nos com "Bolonha", o famoso tratado, que nos deixa novamente "à toa" : Não só pelo facto de estarmos numa Universidade, mas pelo facto de mais uma vez sermos alvos de uma Reforma (necessária, nao digo que nao, mas..) que nos deixa sem exames de prova, e sem bases de anos anteriores.

E agora, ainda há quem consiga falar de injustiças?

Com os maiores cumprimentos, Pacheco

9 Comments:

  • At 4:35 PM, Blogger Cate said…

    A tua geração está a ser afectada pelas reformas, sem dúvida.
    AH, mas também me senti afectada com Bolonha, principalmente porque já tinha cumprido um ano "normal" de faculdade, também tive que aturar a completa falta de organização e a pouca vontade (ou conhecimento) para dar esclarecimentos! Enfim.. :\

     
  • At 2:06 PM, Blogger Cláudia Marques Matos said…

    Sendo eu também de 88 (por 10 dias de atraso é verdade mas de 88 com mt orgulho =P) e sendo que o exame de quimica também me pregou um valentíssimo susto... Tenho a dizer-te que não sou assim tão crítica nesta matéria. A verdade é que as reformas e as mudanças têm de ir sendo feitas para evoluirmos e há sempre aqueles que são as cobaias. É triste que as sucessivas reformas que tivemos tenham sido sempre tão descabidas e por isso constantemente alteradas. Quanto aos exames eu já dei a minha opinião sobre a matéria e difere um bocadinho da tua. Mas quanto a Bolonha, eu não tenho a melhor dúvida que vai ser muitíssimo melhor para todos! E eu vou sofrer com isso porque Medicina é dos cursos em que parece mais difícil aplicá-lo. Do meu ponto de vista só vejo vantagens. As poucas dificuldades momentâneas não podem ser consideradas sequer desvantagens neste processo... Concordas sim? Há coisas muito mais injustas. Viva o ano de 1988! =P Beijinho*

     
  • At 3:01 PM, Anonymous Anonymous said…

    todas as fases de mudança tem os seus aspectos positivos e negativos..e claro q ha' quem sofre mais com isso do que outras pessoas. e sim,era optimo q as coisas mudassem sempre pa melhor, coisa que nem sempre (mesmo nem sempre!) acontece.encara isso como uma tentativa de tornar as coisas melhores,mais integradas,e faceis para os estudantes (tenho algumas duvidas em relaçao a isso, :x).
    entao mas boa sorte oh recem-universitario xD*

     
  • At 4:55 AM, Anonymous Anonymous said…

    Porque é que a Claudia faz sempre comentários tão ENORMES?...

    Fica a dúvida.

     
  • At 9:03 AM, Blogger Cate said…

    Bee, isso seria um bom tema para o blog do Eduardo. LOL (eu acho que a Cláudia foi comida pela faculdade, nunca mais a vi.:x)

     
  • At 6:46 AM, Anonymous Anonymous said…

    És tão parva Quina!

    O Tratado de Bolonha não só deixa à toa os que entram como deixa ainda mais quem já lá está.. falo por mim pelo menos.. E esta Ministra da Educação é rídicula:\

     
  • At 2:56 PM, Blogger m said…

    esta ministra é uma vergonha mas também quem é que lhe liga hoje em dia?! bom ver-te de novo xeco-man :)

     
  • At 4:26 PM, Blogger Pacheco said…

    Reforma-te...

     
  • At 7:55 PM, Blogger Eduardo said…

    isso é caso para dizer, no mínimo, foda-se!

     

Post a Comment

<< Home