O Megafone do Pacheco

Um mundo visto por um adolescente.

Monday, May 22, 2006

41ª Divulgação - Estimo bem que você se ...

São 8h15 da manhã, mais coisa menos coisa. A minha aula estava nesse momento a começar, e eu, esperava pacientemente a carreira que me iria levar ao meu destino, a escola, na paragem de autocarro. "Às 8h25 'tou lá. Nao há problema." - Penso eu.
De facto, 8h18 e avisto o 67, e dou graças, pequenas, mas graças pelo autocarro nem ter demorado muito.
Entro. Cordialmente, deixo as senhoras entrar primeiro, os senhores também, e ponho um pé no degrau do autocarro. Uma senhora, à minha frente, passa o Cartão Viva Lisboa, carregado(supostamente) com o "L" correspondente no dispositivo à entrada, ao que o dispositivo responde com uma luz vermelha, um apito insistente e uma mensagem "Cartão inválido. É favor voltar a carregar."
A senhora, nem se dignando a olhar para trás, dirigiu-se para os lugares vermelhos, ao que o motorista, condescendente com a 3ª idade, não fez alarido.
Logo a seguir, aparenta-se-lhe um jovem de 18 anos, de mala às costas, que ao contrário dos outros todos, que passam e muitas vezes nem revalidam o seu passe no tal dispositivo, tira a carteira do bolso, passa no dispositivo e aparece a mesma mensagem "Cartão inválido. É favor carregar."
"Ainda ontem funcionou, quando vim de Arctic Monkeys.." - pensei eu
Educadamente, pergunto "O passe caducou hoje. O que faço?"
E diz o condescendente motorista, com o ar arrogante e superior que os jovens merecem "Tem o recibo?" - "Não, por acaso não tenho."
"Então você é que sabe o que tem a fazer" - "Não será possivel deixar-me passar, visto ainda ontem ter funcionado?" - "O senhor é que sabe o que tem a fazer" - num tom mais elevado, mais arrogante - "É que eu nem dinheiro para um bilhete tenho, e já estou atrasado para a escola" - ripostei eu, ao que o Sr. Condutor-com-o-4º ano diz "O senhor é que sabe o que tem a fazer" - desta vez, claramente a mandar-me para outra zona. Parou o autocarro na paragem seguinte, saí pela porta da frente, virei-me para o barbudo sentado e anunciei em alto e bom som :

"Estimo bem que você se foda."

E ala a pé para a escola, que já eram 8h25.

Com os maiores cumprimentos, Pacheco

15 Comments:

  • At 3:54 PM, Blogger Cate said…

    P'RA TI SO' TENHO ISTO: Es' o meu heroi. :)

     
  • At 4:05 PM, Anonymous Anonymous said…

    Pá, pacheco, so tenho a dizer que etsiveste BEM! de resto... eh pa es bue menina, ngm passa o passe! LOOOL por isso e que te fodes, eu ando sem passe/bilhete e nc me traçam :P nhahahahahaha es meninissima, caga nisso*

     
  • At 4:07 PM, Anonymous Anonymous said…

    mas eu sou melhor!!!: tinha o passe em dia, carregado e fui expulsa do autocarro!.. Tudo porque um senhor-motorista-com-a-1ªclasse foi malcriado comigo e eu lhe disse "o senhor comigo não fala assim!" e ele, carinhosamente, parou o autocarro e deixou me sair.
    Saí porque senão tinha-lhe partido a tromba, nao pensem que sou submissa. Tenho-o dito.

     
  • At 4:09 PM, Anonymous Anonymous said…

    triste, a minha expressão face à erudita expressão que usaste para te dirigires ao senhor motorista... a minha opinião é a que agiste bem, se bem que a dita senhora teria saído contigo... por outro lado não quiseste arrastar ninguém contigo. agiste bem

     
  • At 2:23 AM, Blogger Cláudia Marques Matos said…

    é o que eu passo a vida a dizer... Nesta terra ser jovem parece mesmo ser menos. mas de qualquer forma se existe o complexo dos condutores (pessoas absolutamente normais que se transformam em mostros atrás de um volante) que dizer dos motoristas que passam a vida nisso? =) quando mandares em mil homens como aqueles e eles tiverem de se dirigir a ti com um "boa tarde sr.dr.pacheco" ou "com certeza sr.dr.pacheco" terás a tua vingança! =)

     
  • At 6:09 AM, Anonymous Anonymous said…

    A meu ver cometeste dois erros:

    1.Devias ter saido mais cedo de casa
    2.Devias tar atento ao passe

    O homem talvez não seja do mais educado que há, e concerteza que não fez a coisa da melhor maneira, mas já agora, um exercício teórico:

    - Por dia, quantos adolescentes é que achas que lhe tentam pregar essa tanga?

     
  • At 7:10 AM, Blogger J said…

    A minha admiração por ti aumentou assim bue agora...

     
  • At 7:23 AM, Blogger Pacheco said…

    Anonymous : Só não entendo a falta de coerência e a diferença de critérios. Tal como a senhora, tenho as vacinas em dia...

     
  • At 8:47 AM, Anonymous Anonymous said…

    Deves ter a perfeita noção de que há muito mais adolescentes a tentar entrar à borla do que senhoras de 3ª idade.
    Já pensaste quantas vezes por dia o gajo deve ouvir essa conversa de putos que nunca na vida compraram um bilhete? Quantos velhotes é que achas que fazem o mesmo?

    Olhando para ti, ele só vê mais um míudo com a mania que é esperto.

    Além disso, uma coisa é mandar um puto a pé, outra é mandar um velhote... suponho que consegues ver a diferença, não?

     
  • At 8:57 AM, Blogger Pacheco said…

    Vejo pois.. mas a verdade é que não se pode generalizar nada, isso é o chamado preconceito. Tal como existem muitos putos, jovens que fazem isto, não se pode assumir que todos façam. Tal como generalizar que todas as senhoras sejam honestas, não impede que algumas não sejam. Olha aquele exemplo da droga que ia para a Venezuela.. Eram 2 senhoras de idade, à primeira vista, respeitáveis. Percebo, claro o teu ponto de vista. Mas a verdade é que até o dispositivo foi mais educado que o senhor em questão, ao menos o aparelho pediu "Por favor".
    E a verdade é que os passes agora não são por mês, mas por 30 dias, o que dificulta e muito o estares "atento" ao passe.
    E em relação ao "mandar uma senhora ir a pé" ser diferente de mandar um "puto ir a pé" , percebo o que queres dizer com isso, mas isso não é motivo. Temos exactamente os mesmos direitos, e os mesmos deveres. Não manda a senhora, tudo bem. Mas também não me manda a mim, certo? :\

     
  • At 1:28 PM, Blogger Cate said…

    ah pois e', o pacheco tem razao!

     
  • At 1:55 PM, Anonymous Anonymous said…

    e e' a conversinha do bate-no-ceguinho, e ninguem chega a conclusao nenhuma. eu compreendo a tua parte algo frustrada, alvo de uma injustiça algo tacanha, qd te deparas com a cena da dita senhora-de-idade.. mas bom, vejamos que sendo eu motorista, sentadinha atras do volante.. provavelmente, como alguem ja disse, acharia q seria mais um puto-mania-qe'-esperto, e pronto :\ e' isto assim, um mundo das aparencias!

     
  • At 7:38 AM, Blogger Filipe said…

    "1.Devias ter saido mais cedo de casa
    2.Devias tar atento ao passe", disse alguém, corajosamente chamado de "anonymous". Eu concordo. E acrescento:

    3. Devias ter lambido as botas ao motorista. «Ser jovem não é ser menos», porém, ser cínico talvez te levasse à escola às 8.25.

    Tu tinhas razão e o senhor poderia ter sido mais compreensivo, mas ao seres mal-educado (não interessa o momento) com ele perdeste toda a razão. Eu sei que não foi de propósito, mas contribuiste para que o "próximo jovem" tenha a mesma sorte: vítima do preconceito que ajudaste a fomentar. Cabia-te a ti dar o exemplo e seres compreensivo (ainda que ele não tenha sido contigo), pelas razões que o "anonymous apresentou". Porquê? Porque a natureza das tuas acções deve ser incondicional. Capishe?

     
  • At 6:46 AM, Anonymous Anonymous said…

    Um dia que sejam expulsos do autocarro lembrem-se de ser assim tão racionais. PLIM! x)

     
  • At 3:57 PM, Blogger Eduardo said…

    por pior já passei eu caro amigo, primeiro dia de aulas do presente ano lectivo, lá vou eu, de mochilinha as costas, sorriso na cara, e todas essas coisas bonitas, depois de entrar no autocarro, depois de ter picado o módulo que estava ligeiramente rasgado no lado que já tinha sido picado anteriormente, não no lado válido que eu tenho acabado de picar, quando, logo após me ter sentado chega um sr pica filho da puta, com todo o respeita a sra. mãe dele, pedir-me o "ticket", eu, como pessoa educada que sou, entreguei-lhe o meu módulo que, a meu ver estava válido e recebo as seguintes palavras: "Vou ter de o autuar" e eu disse de uma maneira inocente: "não vai não.." - "este bilhete não está válido" - "desculpe (caro sr. filho da puta, pensei eu para comigo), mas a parte que eu obliterei está válida, tem aí tudo!" "Ah..mas e tal, está danificado na outra parte" - "aai..o c*ralho" pensei eu. Depois de ter dito que não pagava apareceram mais 2 picas e fizeram-me uma rodinha e eu fiquei um bcdo sem saber o que fazer mas insistia em dizer que não ia pagar a multa..mas pronto, para não faltar ao primeiro dia de aulas lá aceita o auto, praguejei e fui para a escola não tão feliz como esperava mais fui! O auto..nunca o paguei, fiz queixa por escrito à carris e disseram-me que eu tinha de pagar mesmo a multa e eu disse-lhes: "Ta beeem, já vou pagar! Znarat." "Zuli." fiC! pronto, já escrevi muito e é tarde, beijinhos pacheco! *

     

Post a Comment

<< Home