O Megafone do Pacheco

Um mundo visto por um adolescente.

Sunday, March 02, 2008

72ª Divulgação - "Pensar. Eis um verbo reflexivo."

"Pensar. Eis um verbo reflexivo" - frase de Millôr Fernandes

São neste momento 3h20 da manhã, tenho aulas às 8h, para as quais tenho de estar acordado às 7h. Muito provavelmente deveria estar a dormir, mas o meu recente vigésimo ano diz-me que este é um pensamento importante, e deve ser realçado enquanto ainda passeia, errante, pelos meus vários lobos cerebrais.

Sempre gostei de cinema. Gosto de um filme que me faça pensar, gosto de um filme que tenha um ponto de vista diferente, inesperado, surpreendente. Não me importo de ver filmes normais, comédias lamechas ou mesmo filmes onde a parte importante é aquela em que a Carla Matadinho mostra as suas maminhas, enquanto dança em cima de um carro.

Mas fico sempre intrigado, pensativo e recolhido nos meus pensamentos quando aparece um filme com um fim que eu não estava à espera, com um tema sobre o qual nunca tinha reflectido ou mesmo uma película cujo guião foca-se num assunto sobre o qual eu ponho em causa a minha ideia passada. Gosto do silêncio enquanto os créditos passam, já o filme acabou, e eu fico sentado, a olhar para o ecran onde passam letras sem fim, as quais não passam de quadros indecifráveis, já que o meu olhar vidrado associa-se ao momento em que congemino sobre o que eu realmente penso do filme, sobre o que é que realmente posso retirar daquela história.

Sinto, sempre que saio desse tipo de filmes, que não consigo expressar-me com ninguém, nem explicar o que penso, porque o que vou dizer não vai soar a verdadeiro. Vai soar a idealista, vai soar a um falso sonhador, a um louco muito pouco genuíno.

Penso em pegar num livro, e ir para um banco de jardim, sozinho, uma tarde toda, e lê-lo, de uma ponta a outra. Penso em pegar no meu novo CD, ir para Monsanto e ouvi-lo, vezes e vezes sem conta, até saber exactamente o que penso sobre a música que estou a escutar.

Neste raro e necessário momento de reflexão, a primeira coisa que me ocorre é que um dia pode servir para muito mais do que aquilo que eu planeio para um ano.

E chateia-me que ande aproveitar mal os dias.

Com os maiores cumprimentos, Pacheco.

6 Comments:

  • At 6:40 AM, Blogger Rita Vian said…

    Quando eu era muito pequenina, os meus pais puseram um papel na parede da cozinha que dizia assim:

    "Uma vez perguntaram a Confúcio:
    - O que é que o surpreende mais na humanidade?
    Confúcio respondeu:
    - Os homens perdem a saúde para juntar dinheiro e depois perdem o
    dinheiro para a recuperar. Por pensarem ansiosamente no futuro, esquecem o presente, de tal forma que acabam por não viver no presente nem no futuro.
    Vivem como se nunca fossem morrer e morrem como se não tivessem
    vivido."

     
  • At 4:37 PM, Anonymous Anonymous said…

    alo!!
    la verdad es que entro de vez en cuando a tu blog y siempre me dejas sorprendida...!!eres increible...
    hoy he visto un film en el que hablas algo sobre el español y el inglés...mmm..I terão de aprender mais portugues, a fim de compreender melhor o espanhol reflexão...

    un beso fuerte desda la otra parte de la península!
    isa

     
  • At 8:23 AM, Blogger Evinha & Sheila said…

    ahaha

     
  • At 8:23 AM, Blogger Evinha & Sheila said…

    ahaha

     
  • At 4:02 PM, Blogger Isabel Da Rocha said…

    Se tens dias desses e madrugadas destas...então acredita que não estás a desperdiçar nada. Eu ainda acredito que o mundo apenas avança pela via a reflexão!

     
  • At 5:56 AM, Blogger Morais said…

    Este texto tá qualquer coisa pacheco ;). Genial, Genial!

     

Post a Comment

<< Home